A cada 1 minuto há 2,8 mil tentativas de fraude financeira no Brasil

As fraudes bancárias no Brasil são motivo de grande preocupação tanto para os bancos quanto para os consumidores. Esses crimes abrangem uma variedade de artimanhas que buscam acessar informações confidenciais ou manipular transações financeiras.

De acordo com os dados de pesquisa divulgados pela CAF (empresa de prevenção de fraudes e segurança digital) em colaboração com o Banco Central, somente no primeiro trimestre do ano de 2023, foram registradas cerca de 2,8 mil tentativas de fraudes por minuto em canais eletrônicos. Esse número equivale a aproximadamente 365 milhões de tentativas de golpes.

Dentre as estratégias mais comuns destacam-se: os golpes por telefone, a clonagem de cartões, os ataques de hackers em aplicativos bancários, o roubo de documentos e identidades, e as fraudes em empréstimos consignados.

As instituições financeiras investem consideravelmente em sistemas antifraude e medidas de segurança. No entanto, é fundamental que os clientes também estejam cientes dessas ameaças e adotem algumas práticas de segurança para se proteger.

Aqui estão algumas recomendações para manter sua segurança financeira:

1 – Mantenha-se vigilante: não clique em links enviados por e-mails ou SMS sem antes verificar autenticidade dessas mensagens.

2 – Monitore as suas contas: confira regularmente se há uma operação ou débito suspeito no seu extrato. Algumas fraudes e cobranças indevidas podem passar despercebidas por anos, simplesmente porque as pessoas não costumam conferir as suas contas.

3 – Proteja as suas informações pessoais: lembre-se de que instituições financeiras legítimas nunca pedirão informações pessoais ou confidenciais por e-mail ou mensagem.

4 – Denuncie e não estigmatize as vítimas: muitas pessoas sentem vergonha quando descobrem que foram vítimas de um golpe e isso faz com que elas não busquem auxílio. Lembre-se que TODO MUNDO está sujeito a ser vítima, desde a pessoa mais simples à mais instruída. Não sinta vergonha e vá atrás dos seus direitos.

Ao seguir essas práticas de segurança e permanecer alerta, você estará melhor preparado para proteger seus recursos financeiros e evitar situações desagradáveis.

Notou algo de errado na sua conta? Não hesite em procurar um(a) advogado(a)!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?